Estrelas
Quem nunca olhou para o céu noturno e contemplou as estrelas iluminando o céu? Mas sabia que existem aquelas que podem ser vistas durante o dia? As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.
Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas. Mas por que não vemos outras estrelas durante o dia, apenas à noite? Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.
Os tipos de estrelas são definidos levando em consideração dois aspectos importantes: a classificação espectral e ao tamanho da massa. Nesse sentido, a classificação espectral define um corpo estelar pela temperatura que é dada em cores. Portanto, existem as estrelas vermelhas, laranjas, amarelas, brancas e azuis.
Curiosidade: Já percebeu que no céu existem estrelas que formam constelações? As constelações são um conjunto desses pontos luminosos e que podem ser visto a olho nu. Entretanto, por mais que pareçam estar próximas, as constelações estão muito distantes no espaço. Dentre as mais conhecidas constelações podemos citar a Cruzeiro do Sul, sendo vista no hemisfério sul; Ursa Maior e Ursa Menor, vistas do hemisfério norte. Entretanto, existem cerca de 88 constelações espalhadas pelo Universo.
Confira outros componentes do Sistema Solar:
Asteroides, cometas e meteoros
Ao final dos estudos sobre nosso Sistema Solar, que tal testar seus conhecimentos? Confira o questionário.
Comentários
Postar um comentário