Júpiter

Foto: NASA



O maior planeta do Sistema Solar, com um diâmetro de 142.700 quilômetros, representa 1.300 vezes o tamanho da Terra.  Júpiter se encontra a uma distância de 779 milhões de quilômetros do Sol e seu ano tem a duração de quase 12 anos terrestres. Com a rapidez que gira em torno de si mesmo completa uma rotação em 9 horas e 55 minutos. Ele é formado por um núcleo rochoso, recoberto por uma camada de milhares de quilômetros de gelo. 

A atmosfera é composta de amônia e metano, o que o torna bastante semelhante a uma bola de gás, considerado um . A temperatura é de 130°C abaixo de zero. Júpiter possui mais de 75 satélites confirmados até os dias atuais, sendo o planeta com maior número do sistema solar. Os satélites mais conhecidos são Io, Calisto, Europa e Ganimedes. Além disso, Júpiter também possui anéis, apesar de serem bem sutis em comparação a Saturno, por exemplo. 

As listras e redemoinhos familiares de Júpiter são, na verdade, nuvens frias e ventosas de amônia e água, flutuando em uma atmosfera de hidrogênio e hélio. A icônica Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade gigante, maior do que a Terra, que assola há centenas de anos.

Júpiter não pode suportar a vida como a conhecemos, mas algumas das luas de Júpiter têm oceanos sob suas crostas que podem sustentar vida.

Confira o planeta seguinte a Júpiter: Saturno 



Ao final dos estudos sobre nosso Sistema Solar, que tal testar seus conhecimentos? Confira o questionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrelas

Como Observar e Estudar o Céu?

Mercúrio